domingo, 22 de novembro de 2015

História das joias

Esta pesquisa propõe a ampliar a compreensão do universo da criação joalheira, posicionando e definindo as atividades profissionais do designer de jóias em função de demandas específicas do mercado de trabalho contemporâneo. Na abordagem do processo criativo, a jóia é analisada tanto como objeto de arte quanto como produto seriado resultante de um procedimento industrial em suas inserções sociais, culturais e comerciais.

 O estudo busca apontar os diferentes campos de atuação que compõem o setor joalheiro.
A jóia de arte, a de autor e até mesmo a jóia feita por artesãos costumam ser identificadas como produtos de design. Atividades que têm em comum a criação e a configuração de objetos. No entanto, são essencialmente diversas, especialmente no que diz respeito à concepção destes artefatos, isto é, como resultado da necessidade de expressão pessoal ou atendendo a uma demanda específica de um cliente ou público. Neste ponto estas áreas se separam e se definem. pintura hidrografica

Sem estabelecer qualquer juízo de valor que posicione de forma superior uma ou outra atividade, o objetivo esta pesquisa é o de entender os aspectos desta diversidade, colaborando com o setor joalheiro e com aqueles que nele desejam atuar. Este estudo não questiona a maneira como atualmente todos os criadores de jóias são tratados como designers, sem observar a natureza de suas práticas e as conseqüências geradas no mercado de trabalho profissional pela falta de entendimento de suas propostas. curso de pintura

A intenção principal desta dissertação é a de considerar as características que possibilitam conhecer, por meio da análise da metodologia de desenvolvimento do projeto de design, o profissional de criação de jóias com habilidade para lidar com aspectos e elementos de projeto. Um profissional inserido nas relações com o mercado, apto a atender às demandas do setor produtivo joalheiro, específicas do desenvolvimento e lançamento de coleções de jóias e seus segmentos afins no setor produtivo joalheiro.

Este tema está no centro da discussão do design, se funcional ou se permeado por parâmetros que o enquadram no domínio da arte. E, desta forma, a questão é aqui baseada na análise da atividade profissional de diversos criadores de jóias, considerando desde a produção individual até a seriada, de produção industrial, e o objeto/produto resultante deste trabalho, na relação que estabelece com as empresas do setor joalheiro em todos os seus três segmentos: o de jóias em materiais preciosos, o de folheados e o de bijuterias (componentes produzidos em processo industrial).

Para tanto, a metodologia desta pesquisa qualitativa complementa a coleta de dados obtida através da literatura do campo do design em geral com visitas técnicas e entrevistas semi-estruturadas de profissionais envolvidos no setor joalheiro, contando com a importante contribuição das informações fornecidas pelos empresários dos diferentes segmentos e instituições. Foram realizadas visitas a fábricas nas cidades de Limeira, Santos e São Paulo, bem como a ateliers de joalheiros e escolas de joalheria, possibilitando entrevistar profissionais de criação que atuam direta e indiretamente nas diferentes áreas ligadas ao setor produtivo.

Este trabalho apresenta inicialmente o contexto da jóia e do design na contemporaneidade, destacando as diversas possibilidades de atuação dos seus profissionais. Desta forma, o capítulo 1 aborda a questão do conceito de design para posicionar os elementos necessários que contribuem para o entendimento do tema desta pesquisa.

O capítulo 2 traz aspectos da história da joalheria no Brasil e seu contexto atual. Instituições como o IBGM, a AJESP/SINDIJÓIAS e a ALJ, têm tido papel importante na valorização do design nacional com a promoção de exposições e concursos, os quais terão atenção especial neste capítulo. No capítulo 3 será abordada em itens específicos, a joalheria autoral (produção manual/artesanal) com todas as suas nuances como Jóia de Autor e de Arte, além da Alta Joalheria de produção exclusiva e a comercial. Nele também é vista a joalheria chamada industrial ou comercial de produção seriada, analisando separadamente os segmentos de jóias, o de folheados e o de bijuterias, a partir das considerações sobre suas especificidades. Este capítulo apresenta um breve estudo da Alta Joalheria e dos movimentos do início do século XX, por sua relevância no entendimento da joalheria contemporânea.

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